top of page

Rede do Circo do Mundo Brasil estreia formações online no 7º Festival de Circo de Taquaruçu

Aluísio Cavalcante

Por Ana Elisa Martins

Formação no Circo Laheto em 2010 no I Festival de Circo Social da Nossa América. Foto: Layza Vasconcelos


A Rede de Circo no Mundo Brasil (RCMBr) promove ações formativas durante o 7º Festival de Circo de Taquaruçu visando a qualificação e a reflexão dos arte educadores e comunidade em geral sobre as ações com circo social neste momento. As formações acontecerão nos dias 1, 2 e 3 de julho pelo período das manhãs, a partir das 9h com o tema O Circo Social no contexto da pandemia COVID 19. Será realizada pelos profissionais formadores da Regional Centro Oeste - Norte da RCMBr.


No dia 01, quarta feira, o tema abordado será a Educação Popular e será ministrada pelos Formadores Lucas de Souza e Mayke Nogueira. Lucas de Souza é Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás/UFG e formador na RCMBr desde 2015. Myke Nogueira é arte educador do Circo Laheto de Goiânia-GO e Formador na RCMBr desde 2017.


No dia 02, quinta feira, o tema será o Papel do Educador Social, com os formadores Jerusa Rocha, Paulo Líbano e Luiz Gustavo Alves. Jerusa Rocha é acrobata aérea, formada em Educação física e gestora na Associação Londrinense de Circo cultural. Paulo Líbano é artista circense e bacharel em Serviço Social, atua na gestão da Associação Londrinense de Circo. Luiz Gustavo é professor de Educação Física, pós graduando em treinamento esportivo e funcional, e b.boy pesquisador da cultura hip Hop.


No dia 03, sexta feira, o assunto será Temas Transversais – Racismo estrutural e feminismo abordado pelas formadoras Denízia Abreu da Silva e Hammai de Assis com a colaboração da Daniela Alessandra dos Santos. Denízia Abreu é Pedagoga, Pós-graduação em Arte educação e Arte terapia e atualmente Orientadora educacional da Instituição de Incentivo à criança e ao adolescente de Mogi Mirim (ICA). Hammai de Assis é fisioterapeuta, instrutora de pilates e compõe o coletivo artístico Beleza e Fé que aborda temas políticos através das artes circenses.


As formações serão realizadas pela plataforma do Google Meet (https://meet.google.com/) e terão uma carga horária de 3h/dia e um total de 9h. Ao final será entregue um certificado de participação da formação com especificação de conteúdo e carga horária.

Ao todo as formações receberam 64 inscrições que foram preenchidas através de um questionário (google forms) onde os formadores avaliaram com maior clareza e conhecimento das expectativas, bem como os conteúdos que os participantes gostariam de receber nesta formação que foram adaptadas as condições emergenciais que o momento requer.



A Rede Circo Do Mundo Brasil



A Rede Circo do Mundo Brasil, criada em outubro de 2000, nasce da confluência de diferentes intervenções reunindo inicialmente seis organizações de quatro estado brasileiros que pactuavam os mesmos pressupostos: Escola Pernambucana de Circo, Aricirco, Acende/Acess (grupo oriundo do Araguaia Pão e Circo), Grupo Cultural Afro Reggae, Se Essa Rua Fosse Minha e FASE – de três distintas cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte), da relação de parceria já estabelecida entre estas organizações e uma organização não governamental canadense do plano local e internacional, Jeunesse du Monde e da parceria com uma empresa artística do Québec, o Cirque du Soleil. Portanto, desde sua fundação, a RCM-Brasil favoreceu assim as trocas planetárias em torno de uma vontade comum: destacar o potencial dos jovens quanto ao seu próprio desenvolvimento e o seu papel na sociedade.


No Brasil a Rede reúne 22 instituições de 4 regiões brasileiras, que trabalham com educação/ promoção de crianças, mas principalmente de adolescentes e jovens de classes populares e têm como perspectiva mais geral o trabalho educativo, o exercício da cidadania, o resgate das raízes culturais. Todas estas instituições, em sua ação educativa, privilegiam linguagens artísticas (teatro, música, dança e circo) no processo educativo. As atividades desenvolvidas no cotidiano buscam favorecer a identificação destes jovens com o universo mágico do circo e com seus valores cooperativos e associativos, oferecendo-lhes oportunidade de uma nova experiência individual e coletiva.


 
 
 

Commentaires


Receba as novidades do circo

BRASÃO-SEM-NOME (1) (1).png
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

Circo os Kaco

CNPJ 22.079.443/0001-52
2º avenida, Quadra 45, S/N , Distrito de Taquaruçu
Palmas - Tocantins- Brasil / Cep 77.260-000
oskaco@gmail.com
Prazo de Entrega de Produtos: 15 dias
Produção: Marcela Pultrini +55 63 98101-9711

Direção artística: Kadu Oliviê:  +55 63  98111-9719
 
bottom of page